O departamento

Engenharia Florestal na UFV

O ensino florestal em Viçosa teve início em 1927, após a inauguração da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) em 28/08/1926, que contava, entre os seus 15 departamentos, com o Departamento de Silvicultura.

Em 1948, a ESAV foi transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), o que permitiu a realização do primeiro Concurso de Cátedra de Silvicultura do País em 1959, com a consequente admissão de novos professores.

Em 30 de maio de 1960, pelo Decreto n° 48.247 e com o apoio da FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura, foi criada em Viçosa a primeira Escola Nacional de Florestas, mediante acordo firmado entre a UREMG e os Ministérios da Agricultura e da Educação e Cultura. Entretanto, por razões diversas, não foi possível a continuação desse acordo, em virtude da transferência da Escola para a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, em 14 de novembro de 1963.

O Governo de Minas Gerais, juntamente com a UREMG, resolveu manter uma unidade de ensino florestal de nível superior e, pelo Decreto nº 7.419 de 21 de fevereiro de 1964, criou a Escola Superior de Florestas (ESF), composta pelos Departamentos de Administração Florestal, Conservação Florestal, Dendrologia e Ecologia, Silvicultura e Tecnologia de Produtos Florestais.

Suas atividades foram iniciadas em 3 de março desse mesmo ano, tendo como diretor o Professor Arlindo de Paula Gonçalves, que diplomou naquele ano os cinco primeiros engenheiros florestais: Geraldo José dos Santos, José Sales Mariano da Rocha, Reinaldo de Jesus Araújo, Renato Mauro Brandi e Sebastião Moreira Ferreira da Silva.

A ESF passou a constituir uma das unidades de ensino da UREMG, seguindo os objetivos básicos de sua filosofia: Ensino, Pesquisa e Extensão. Em 1969, ocorre a federalização da UREMG, que veio denominar-se Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Em julho de 1978, obedecendo à Portaria Ministerial nº 465, a UFV passa por uma profunda mudança organizacional e administrativa, quando a Escola Superior de Floresta, com as suas cinco unidades departamentais, se transforma no Departamento de Engenharia Florestal (DEF), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias.

Endereço

Departamento de Engenharia Florestal

Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress